quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ou isto ou aquilo



Ou isto ou aquilo



A segunda aula oficina do Poemar direcionada ao 5º ano abordou a importância das escolhas feitas ao longo da vida por meio do poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles. A aula iniciou-se com a dinâmica “O naufrágio” que exigiu dos alunos justificativas pertinentes para as escolhas realizadas. A leitura e interpretação do poema teve foco na escolha das profissões que os alunos pretendem exercer no futuro.




Algumas escolhas e motivações profissionais dos alunos do 5º ano:

Unidade Escolar Deures de Deus Moreno



Texto 1:

Eu quero ser veterinária pra ajudar os animais, cuidar dos machucados e das feridas e ajudar a continuar a viver e dá banhos, colocar curativos. Limpar os ferimentos, dá remédios, vestir roupinhas, pentear e enxugar bem e alimentar.

(Myrelly)

Texto 2:



O que quero ser

Eu quero ser uma médica reumatologista, porque eu acho interessante o trabalho de reumatologista, porque o reumatismo é uma doença muito ruim e eu quero ajudar essas pessoas que têm essa doença e eu gosto de cuidar dos outros e porque minha madrinha sofre muito por causa dessa doença. Ela sente muitas dores.

(Eduarda)

Texto 3:

Eu quando crescer eu quero ser jogador de futebol, porque é muito bom jogar bola e fazer muitos gols. Como todo menino, eu quero ser igual ao Neymar Junior: jogar muita bola e ser goleador.

(Guilherme)



Escola Municipal Darcy Ribeiro



Texto 1:

Sabe o que eu quero ser quando eu crescer? Eu quero ser um médico, eu acho que médico é uma profissão muito boa, porque a gente pode ajudar as pessoas doentes e com febre. Mas o negócio é que eu tenho medo de ser médico de coração, porque eu acho muito perigoso mexer no coração das pessoas, então eu vou ser um médico normal. Eu vou ser um médico porque também ganha um bom salário e ainda sustenta a família e cuida bem deles e fica muito feliz e muito rico. (Texto ilustrado com desenho de um hospital)

Aluno: Kallebe Alencar Lima



Texto 02:

Eu estudo na Escola Municipal Darcy Ribeiro, quando eu crescer quero ser um policial para salvar as pessoas dos crimes e prender os fora da lei. Eu acho muito bonito ser policial só tem uma coisa ruim, ele pode ser alvejado com uma bala perdida. (Texto ilustrado com desenho de um policial em ação, prendendo um bandido e flagrante)

Aluno: Jailson Lima de Oliveira



Texto 03:

Eu quero ser cientista, porque eu quero fazer novos inventos para compartilhar com o mundo inteiro. Como: aviões, caminhões, carros, livros e jornais. (Texto ilustrado com desenhos de cadernos, livros, aviões...)

Aluno: Bruno



Texto 04:

Eu quero ser uma dentista pra poder cuidar dos dentes das pessoas, para que os dentes não se estraguem e elas continuem com um sorriso lindo para brilhar, meu pai sempre diz que a coisa mais bonita na pessoa é o sorriso, então eu preciso cuidar dos dentes das pessoas.

Aluna: Kamile Hayane





Centro Educacional Marieta Albuquerque



Texto 1:

Eu quero ser veterinária porque eu gosto muito de animais e gosto de cuidar deles com todo meu carinho. Eu gosto principalmente de gatos e cachorros, etc. Então meu sonho é ser veterinária.

Aluna: Marciane Alcântara Ferreira



Texto 2:

Eu quero ser

Eu quero ser um advogado para proteger algumas pessoas inocentes, Um advogado, para falar correto para pessoas inocentes. Combater algumas pessoas erradas, não existe pessoas santas, nem existe flor que se cheire.



Aluno: Ivan



Texto 3:

Eu quero ser médica porque ela salva vida de outras pessoas. Eu vou ser muito feliz ajudando pessoas que não tem condições de trabalhar para sobreviver. Eu quero crescer, fazer faculdade para ser médica e ser feliz pra sempre.



Aluna: Larissa








Nenhum comentário:

Postar um comentário