quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O caderno



O Caderno



No ano de 2014, as aulas oficinas do Poemar continuaram contando com a participação dos alunos do quarto ano da Unidade Escolar Deures de Deus Moreno por meio do trabalho realizado pela aluna bolsista. A primeira aula realizada nessa nova fase teve como tema a amizade e o companheirismo abordados no poema canção “Caderno”, de Toquinho.

A aula se iniciou com uma dinâmica “redescobrindo amizades”, que teve objetivo de identificar os conhecimentos de cada aluno a respeito de seu colega de classe. Após a leitura e interpretação da letra da canção, foi pedido aos alunos que escrevessem um texto em que deveriam descrever os valores que, na opinião deles, são fundamentais para uma verdadeira amizade.

 Algumas constatações e flexões sobre a amizade – 4º ano:



Unidade Escolar Deures de Deus Moreno



Texto 1:

Eu gosto muito do meu caderno, ele me ajuda a ler e a escrever. Eu gosto dele, eu preciso dele, ele é meu amigo, ele faz parte do meu coração, ele é um pedaço do meu coração. Meu caderno é lindo e minhas amigas também têm cadernos lindos, mas eu gosto mais dos meus cadernos, eu gosto do meu caderno, eu amo ele também.

(Tainá da Conceição Almeida)



Texto 2:

Minha amiga precisa de uma casa para ficar feliz e muito alegre, uma casa muito bonita. Se quiser ela tem de obedecer a sua mãe, ter companheirismo, lealdade, cumplicidade, solidariedade e cumplicidade.

( Gabriel Pereira de Sá)



Texto 3:

Amigo é pra tudo, o amigo ele aconselha, ele até briga quando é necessário, mas sempre que precisa ele é companheiro, leal, sincero, solidariedade, isso que é amigo bom.

 (Vitória Lopes da Silva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário