quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Caixinha mágica/Classificados poéticos



Caixinha Mágica

A segunda aula de 2014, realizada no 4º ano, contemplou a abordagem do poema “Caixinha mágica”, de Roseana Murray, ressaltando a importância de preservar tudo o que nos faz bem. A aula iniciou-se com a dinâmica “Preservando desejos”, em que os alunos deveriam guardar dentro de uma caixa seus planos e desejos para o futuro. Logo após a leitura e comentários sobre a principal temática do poema, os alunos foram incentivados a criar um texto em que deveriam descrever tudo que eles gostariam que fosse preservado para o futuro.

Algumas reflexões sobre a preservação de sonhos e felicidade  – 4º ano:

Unidade Escolar Deures de Deus Moreno

Texto 1:
A floresta
Na preservação da natureza, tem pássaros, tem camaleão, tem macaco, tem veado, tem vaca. Ah, tem que fazer uma rua, tem que construir as casas.
 (João Victor Rabelo da Silva)

Texto 2:
Arrumar as ruas, não ter mortes, não ter ladrões nem acidentes ou incêndios. Não que cause morte ou tenha coisa ruim. Não ter pecado, ter perdão.
 (Vitória)

Classificados poéticos – parte 4

A aula oficina que teve como texto de trabalho o poema “Classificados poéticos – parte 4”, de Roseana Murray, destacou, como foco principal, a importância de saber olhar um mesmo objeto, ou situação, por diferentes ângulos e principalmente, saber defender um ponto de vista com argumentos criativos e coerentes.
A aula foi iniciada com a dinâmica “vendendo (Im) possibilidades”, em que os alunos deveriam atribuir qualidades inovadoras ao objeto que estariam sendo vendido por eles. A leitura foi realizada em conjunto e após os comentários sobre a temática apresentada no poema, os alunos foram motivados a escrever um texto destacando as principais qualidades do objeto escolhido.

Alguns argumentos com muita imaginação dos alunos do 4º ano:

Unidade Escolar Deures de Deus Moreno

Texto 1:
Para vender a minha bola: -  ela é uma bela bola para jogar e muitas coisas, para brincar, jogar bola e muito mais. Todos querem uma dessas.
(Vitória Lopes da Silva)


Texto 2:
Minha caneta ela escreve sozinha, você quer comprar esta caneta? Se você quiser comprar esta caneta ela é colorida, ela tem amarelo, vermelho e azul, branca, verde e roxo, rosa e muito mais.
(Tainá)






Nenhum comentário:

Postar um comentário