quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Aquarela



Aquarela


A última aula do Poemar realizada no 4º ano privilegiou a abordagem da criação e percepção de imagens por meio da canção “Aquarela”, de Toquinho.
A execução da canção contou com a participação de alguns alunos da turma que ficaram responsáveis por apresentar as imagens que seriam citadas ao longo da canção. Depois de discutir sobre o processo de criatividade ressaltado na letra da música, foi solicitado aos alunos que produzissem um texto atribuindo características humanas aos elementos apresentados no texto.

Algumas qualidades humanamente (re) criadas – 4º ano.

Unidade Escolar Deures de Deus Moreno

Texto 1:
O sol ele fala comigo, ele é meu amigo, ele tem olhos lindos, ele tem boca e nariz, ele tem pernas e braços para pegar e largar sabia? Só ele me mostrou sabia? Ele é um sol muito lindo demais, ele é muito bom. Por isso, a gente tem que ter cuidado com ele, ele gosta da natureza. Por isso, a gente tem que ter cuidado com a natureza também, porque ela é a minha vida. Por isso, eu quero ter carinho por ela, eu gosto dela. Então, eu estou escrevendo esse texto que fala como o sol é bonito.
(Rayssa)


Texto 2:

O castelo
Eu não sei muitas coisas, ele podia andar, ele podia comer um castelo que fala, que bebe água, só no pensamento, mais poderia ser assim, de tudo andar, correr, brincar etc.
(Vitória)


Texto 3:
Se o sol fosse gente ele andaria de carro, e se ele fosse criança e Le pudesse brincar, e se ele pudesse sorrir, e se o sol pudesse brincar na rua até a rua parar e o sol brincando.
(Railson Barbosa)





Caixinha mágica/Classificados poéticos



Caixinha Mágica

A segunda aula de 2014, realizada no 4º ano, contemplou a abordagem do poema “Caixinha mágica”, de Roseana Murray, ressaltando a importância de preservar tudo o que nos faz bem. A aula iniciou-se com a dinâmica “Preservando desejos”, em que os alunos deveriam guardar dentro de uma caixa seus planos e desejos para o futuro. Logo após a leitura e comentários sobre a principal temática do poema, os alunos foram incentivados a criar um texto em que deveriam descrever tudo que eles gostariam que fosse preservado para o futuro.

Algumas reflexões sobre a preservação de sonhos e felicidade  – 4º ano:

Unidade Escolar Deures de Deus Moreno

Texto 1:
A floresta
Na preservação da natureza, tem pássaros, tem camaleão, tem macaco, tem veado, tem vaca. Ah, tem que fazer uma rua, tem que construir as casas.
 (João Victor Rabelo da Silva)

Texto 2:
Arrumar as ruas, não ter mortes, não ter ladrões nem acidentes ou incêndios. Não que cause morte ou tenha coisa ruim. Não ter pecado, ter perdão.
 (Vitória)

Classificados poéticos – parte 4

A aula oficina que teve como texto de trabalho o poema “Classificados poéticos – parte 4”, de Roseana Murray, destacou, como foco principal, a importância de saber olhar um mesmo objeto, ou situação, por diferentes ângulos e principalmente, saber defender um ponto de vista com argumentos criativos e coerentes.
A aula foi iniciada com a dinâmica “vendendo (Im) possibilidades”, em que os alunos deveriam atribuir qualidades inovadoras ao objeto que estariam sendo vendido por eles. A leitura foi realizada em conjunto e após os comentários sobre a temática apresentada no poema, os alunos foram motivados a escrever um texto destacando as principais qualidades do objeto escolhido.

Alguns argumentos com muita imaginação dos alunos do 4º ano:

Unidade Escolar Deures de Deus Moreno

Texto 1:
Para vender a minha bola: -  ela é uma bela bola para jogar e muitas coisas, para brincar, jogar bola e muito mais. Todos querem uma dessas.
(Vitória Lopes da Silva)


Texto 2:
Minha caneta ela escreve sozinha, você quer comprar esta caneta? Se você quiser comprar esta caneta ela é colorida, ela tem amarelo, vermelho e azul, branca, verde e roxo, rosa e muito mais.
(Tainá)






O caderno



O Caderno



No ano de 2014, as aulas oficinas do Poemar continuaram contando com a participação dos alunos do quarto ano da Unidade Escolar Deures de Deus Moreno por meio do trabalho realizado pela aluna bolsista. A primeira aula realizada nessa nova fase teve como tema a amizade e o companheirismo abordados no poema canção “Caderno”, de Toquinho.

A aula se iniciou com uma dinâmica “redescobrindo amizades”, que teve objetivo de identificar os conhecimentos de cada aluno a respeito de seu colega de classe. Após a leitura e interpretação da letra da canção, foi pedido aos alunos que escrevessem um texto em que deveriam descrever os valores que, na opinião deles, são fundamentais para uma verdadeira amizade.

 Algumas constatações e flexões sobre a amizade – 4º ano:



Unidade Escolar Deures de Deus Moreno



Texto 1:

Eu gosto muito do meu caderno, ele me ajuda a ler e a escrever. Eu gosto dele, eu preciso dele, ele é meu amigo, ele faz parte do meu coração, ele é um pedaço do meu coração. Meu caderno é lindo e minhas amigas também têm cadernos lindos, mas eu gosto mais dos meus cadernos, eu gosto do meu caderno, eu amo ele também.

(Tainá da Conceição Almeida)



Texto 2:

Minha amiga precisa de uma casa para ficar feliz e muito alegre, uma casa muito bonita. Se quiser ela tem de obedecer a sua mãe, ter companheirismo, lealdade, cumplicidade, solidariedade e cumplicidade.

( Gabriel Pereira de Sá)



Texto 3:

Amigo é pra tudo, o amigo ele aconselha, ele até briga quando é necessário, mas sempre que precisa ele é companheiro, leal, sincero, solidariedade, isso que é amigo bom.

 (Vitória Lopes da Silva)