Aluna Bolsista: Maria Raimunda Feitosa Almeida
Voluntárias: Deivanira Vasconcelos Soares;
Maria de Fátima Rodrigues Barbosa;
Samy Evelyn Barros Mota.
JUSTIFICATIVA:
O ato de ler é
o caminho mais seguro que conduz o indivíduo ao exercício de sua cidadania e a
sua inserção no mundo do trabalho. Entendida como uma ação que ultrapassa a
mera decodificação, a leitura leva a uma relação dialética do leitor com o que
foi lido, o que implica dizer que “ler” contribui sobremaneira para a
construção da identidade do sujeito em relação a si mesmo, ao outro e ao meio
circundante.
O mau desenvolvimento da
capacidade leitura/escrita é fator decisivo para essa distorção no
aprendizado dos alunos que deverão carregar pelo resto da vida uma fissura
grave em sua formação, o que os deixará à margem do desenvolvimento social. Não
é nenhum absurdo dizer que o analfabetismo funcional é um mecanismo de
exclusão, pois incapacita o indivíduo de galgar degraus na pirâmide social.
Deve-se lembrar ainda que é no período de
1º ao 5º ano que os alicerces da capacidade leitora e escrita são construídos. Dessa forma, são necessárias
intervenções positivas a fim de favorecer um aprendizado realmente
significativo da leitura na escola.
Prejuízos nesse nível de ensino tendem só a crescer ao longo da vida escolar.
Em
vista disso, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio
do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz
(CESI), entende como seu papel oportunizar às crianças do Ensino Fundamental
Menor momentos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento de sua capacidade
leitora e, consequentemente, de escrita por meio do Projeto de Extensão
“Poemar”. O projeto visa a atender alunos desse nível escolar por
meio da metodologia do letramento literário considerando a essencialidade do
texto literário para o despertar da sensibilidade, ludicidade e criticidade dos
jovens leitores.
OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver, por meio de aulas-oficinas de letramento literário, a habilidade leitora e de escrita dos alunos do Ensino Fundamental Menor (1º a 5º ano) a fim de que se tornem indivíduos capazes de interagir socialmente, bem como melhorar o desempenho escolar junto às outras disciplinas como consequência da apropriação da leitura e da escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Apresentar o texto literário como um discurso capaz de suscitar emoções e prazer estético, bem como uma escrita provocadora de questionamentos e reflexões;
- Despertar nos jovens leitores a fruição do texto literário por meio de aulas-oficinas de letramento literário;
- Propor leituras do texto literário, sobretudo o lírico, junto às crianças do Ensino Fundamental, mostrando a construção estética da palavra e explorando a especificidade do discurso literário;
- Desenvolver a produção escrita das crianças considerando que uma educação literária consistente favorece a habilidade de escrita.
A primeira
oficina do Poemar, ocorreu nos dias 20
de outubro, 13 e 20 de novembro e 02 de dezembro de 2013 com turmas de 4º ano
das respectivas escolas: Centro Educacional Marieta Albuquerque; Escola
Municipal Giovanni Zanni; Escola Municipal Darcy Ribeiro e Escola Municipal
Deures de Deus Moreno.
A aula
iniciou-se com a apresentação de sons de chuva, relógio, e flauta.
Logo em seguida foram realizados breves comentários sobre o autor que seria trabalhado
e a temática do poema a ser lido. Durante a leitura compartilhada do poema “Canção
da Garoa” de Mário Quintana, foram ressaltados os elementos principais
abordados no poema, bem como questionamentos sobre as possíveis sensações que o
texto sugere. Ao final da aula foi pedido aos alunos que representassem, por
meio de um desenho, a descrição que chamou mais a sua atenção no poema.
Algumas
criações e recriações das cenas sugeridas no poema “Canção da Garoa”, de Mário
Quintana:
Escola Municipal Darcy Ribeiro
Escola Municipal Marieta Albuquerque
Escola
Municipal Giovanni Zanni
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