segunda-feira, 14 de abril de 2014

Projeto Poemar

Coordenador: Antonio Coutinho Soares Filho
Aluna Bolsista: Maria Raimunda Feitosa Almeida
Voluntárias: Deivanira Vasconcelos Soares; 
Maria de Fátima Rodrigues Barbosa;
Samy Evelyn Barros Mota. 


JUSTIFICATIVA:

         O ato de ler é o caminho mais seguro que conduz o indivíduo ao exercício de sua cidadania e a sua inserção no mundo do trabalho. Entendida como uma ação que ultrapassa a mera decodificação, a leitura leva a uma relação dialética do leitor com o que foi lido, o que implica dizer que “ler” contribui sobremaneira para a construção da identidade do sujeito em relação a si mesmo, ao outro e ao meio circundante.

O mau desenvolvimento da capacidade leitura/escrita é fator decisivo para essa distorção no aprendizado dos alunos que deverão carregar pelo resto da vida uma fissura grave em sua formação, o que os deixará à margem do desenvolvimento social. Não é nenhum absurdo dizer que o analfabetismo funcional é um mecanismo de exclusão, pois incapacita o indivíduo de galgar degraus na pirâmide social.
        Deve-se lembrar ainda que é no período de 1º ao 5º ano que os alicerces da capacidade leitora e escrita são construídos. Dessa forma, são necessárias intervenções positivas a fim de favorecer um aprendizado realmente significativo da leitura na escola. Prejuízos nesse nível de ensino tendem só a crescer ao longo da vida escolar.
Em vista disso, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI), entende como seu papel oportunizar às crianças do Ensino Fundamental Menor momentos pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento de sua capacidade leitora e, consequentemente, de escrita por meio do Projeto de Extensão “Poemar”. O projeto visa a atender alunos desse nível escolar por meio da metodologia do letramento literário considerando a essencialidade do texto literário para o despertar da sensibilidade, ludicidade e criticidade dos jovens leitores.


OBJETIVO GERAL:

  •     Desenvolver, por meio de aulas-oficinas de letramento literário, a habilidade leitora e de escrita dos alunos do Ensino Fundamental Menor (1º a 5º ano) a fim de que se tornem indivíduos capazes de interagir socialmente, bem como melhorar o desempenho escolar junto às outras disciplinas como consequência da apropriação da leitura e da escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  •     Apresentar o texto literário como um discurso capaz de suscitar emoções e prazer estético, bem como uma escrita provocadora de questionamentos e reflexões;
  •   Despertar nos jovens leitores a fruição do texto literário por meio de aulas-oficinas de letramento literário;
  •   Propor leituras do texto literário, sobretudo o lírico, junto às crianças do Ensino Fundamental, mostrando a construção estética da palavra e explorando a especificidade do discurso literário;
  •    Desenvolver a produção escrita das crianças considerando que uma educação literária consistente favorece a habilidade de escrita.

     A primeira oficina do Poemar, ocorreu nos dias 20 de outubro, 13 e 20 de novembro e 02 de dezembro de 2013 com turmas de 4º ano das respectivas escolas: Centro Educacional Marieta Albuquerque; Escola Municipal Giovanni Zanni; Escola Municipal Darcy Ribeiro e Escola Municipal Deures de Deus Moreno.

     A aula iniciou-se com a apresentação de sons de chuva, relógio, e flauta. Logo em seguida foram realizados breves comentários sobre o autor que seria trabalhado e a temática do poema a ser lido. Durante a leitura compartilhada do poema “Canção da Garoa” de Mário Quintana, foram ressaltados os elementos principais abordados no poema, bem como questionamentos sobre as possíveis sensações que o texto sugere. Ao final da aula foi pedido aos alunos que representassem, por meio de um desenho, a descrição que chamou mais a sua atenção no poema.

   Algumas criações e recriações das cenas sugeridas no poema “Canção da Garoa”, de Mário Quintana:

Escola Municipal Deures de Deus Moreno







Escola Municipal Darcy Ribeiro










Escola Municipal Marieta Albuquerque





Escola Municipal Giovanni Zanni





Nenhum comentário:

Postar um comentário